domingo, 5 de julho de 2009

Reflexões do que é ser professor neste contexto atual

Inicio minha primeira postagem fazendo uma reflexão do que é se professor neste contexto atual. Uma de minhas postagens onde nos foi proposto através da disciplina Seminário Integrador para refletir sobre esse assunto ressaltei a fala de uma colega que dizia" o olhar que temos sobre nós mesmos poderá determinar pensamentos e atitudes do que nos cerca". A professora Umbelina fala também que devemos criar a "elaboração de uma autoconsciência, que é tão necessária quando se pretende ser a consciência do mundo, apontando e dimensionando o mundo e os sistemas em que nos inserimos como uma impossibilidade imposta". Acredito muito que a escolha desta profissão, principalmente na área de Artes, implica uma constante busca de autoconhecimento para entender a nossa ação neste mundo e uma busca de conscientização das responsabilidades que assumimos ao optar por este caminho.
Sabemos que a nossa sociedade está conturbada em muitos âmbitos, incluindo o político-social-cultural. Mas esse é o mundo que temos e que nos disponibilizamos a trabalhar.É um desafio!
Então acredito que o professor deve estar consciente do que é, de qual sua ação neste mundo, estar cosciente desta realidade que é tão injusta, mas é a que temos para trabalhar.Penso que o professor deve fazer a diferença para os seus alunos. Deve assumir todas as limitações como um desafio para buscar cada vez mais e enfrentar um dia de cada vez. Se o professor entende e sabe o que quer estará mais aberto a novas aprendizagens , principalmente quanto ao uso das novas tecnologias-que acredito ser um dos aspestos mais importantes da atualidade. O aluno, irá se contagiar e com certeza os colegas de trabalho também. Acredito que é este o meio para melhorarmos a educação : uma contagiante aliança em volta de um bem comum,com um trabalho bem feito, direcionado a nossa realidade( o qual também não tem só lados ruins). E este trabalho deve começãr por nós mesmos, não pelos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário