domingo, 12 de julho de 2009

Portfólio: Coerência para o conhecimento e avaliação

A utilização de portfólio como prática avaliativa e de aprendizagem professor-aluno e/ou professor é de extrema importância. Ele é a construção de conhecimento e aprendizagem através de reflexões, experiências, pesquisas, análises. Uma das principais características é a compreensão do aluno nas suas diferentes formas de aprender e ver o mundo, tornando seu aprendizado e sua avaliação dentro do seu contexto e coerentes com seu próprio entendimento. Demonstra como o aluno aprende e para quê aprende deixando de lado a superficialidade e entrando mais a fundo para a construção de um conhecimento verdadeiro. A prática do portfólio em sala de aula faz um comparativo com o uso de Filosofia na educação, pois o conteúdo não deve ser aceito como pronto e absorvido desta forma. Há uma reflexão crítica a partir da sua própria visão de mundo e sentimento. O portfólio também é uma prática que deixa claro que não existe aprendizado separado da emoção. A utilização dele na educação nos fará pessoas mais críticas, autoconfiantes, autocríticas (exercício de autoavaliação, que também é característica do portfólio), e coerentes com nosso modo de ver, sentir e aprender as coisas. Por isso tudo, o portfólio é uma prática que condiz com a construção do ser humano como um todo, respeitado em suas peculiaridades e pronto para ser ator da sua própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário